Dentre as linhas de força e conexões que Habermas oferece como orientações para a compreensão de seu percurso teórico e suas finalidades, destaca-se a que liga ética, política e direito. É a relação entre essas três áreas que orienta a organização desta coletânea, uma vez que não se pode supor ética sem reconhecimento, política sem ação comunicativa e direito sem discursividade normativa. Ao leitor que já tem alguma familiaridade com Habermas, são oferecidos instrumentos para aprofundar essa compreensão mediante o eixo temático que vincula reconhecimento, direito e discursividade pela incorporação crítica e dialógica das mais importantes teorias contemporâneas em diferentes campos da cultura. O livro conta ainda com a tradução de “Peirce e a Comunicação”, de Habermas, e de “Uma Resposta a Habermas”, de Klaus Oehler.
Sobre organizador(a)
Clécia Aparecida Martins possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997). Desde 1987 é docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 2005 passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências, e oficialmente, a partir de 10/2010, o corpo docente do Departamento de Filosofia. Trabalha com a filosofia de Jürgen Habermas e a de Immanuel Kant.
José Geraldo Poker possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Direito e Relações Internacionais com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperação, cidadania, Direito-Direitos Humanos, razão-tradição, religião e questão ambiental. (Texto informado pelo autor)
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