Publicado originalmente na França em 1985, A Pintura Encarnada é a obra inaugural de Georges Didi-Huberman, filósofo, historiador da arte e professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Esta edição brasileira é introduzida por um prefácio de Osvaldo Fontes Filho, tradutor da obra e professor de Filosofia da Arte e Estética, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Sempre interessado em interrogar as certezas que imperam na disciplina da História da Arte, neste livro, Georges Didi-Huberman realiza um estudo da pintura a partir do conto filosófico de Honoré de Balzac, “A Obra-prima Desconhecida”, objeto das reflexões do ensaísta ao longo do livro. A narrativa de Balzac é aqui apresentada em tradução de Leila de Aguiar Costa, também professora de Língua e Literatura Francesa da Unifesp. Este ensaio de Georges Didi-Huberman tem por fim colocar em debate o papel representacional da arte e seu compromisso com a mimesis. A partir de questões trazidas por diversos campos do saber, como a psicanálise, a semiótica, a filosofia e a hermenêutica, o autor francês problematiza desde a atividade do pintor até a do crítico, na interpretação da arte, propondo leituras dialéticas do objeto pictórico, num movimento contínuo de aproximação e de afastamento. A pintura é aqui compreendida como corpo, e a tela pigmentada encarna em sua superfície profundos e múltiplos significados, que se abrem à sua compreensão como obra de arte.
Assunto: Artes |
Ano: 2013 |
Acabamento: Brochura |
Páginas: 264 |
Edição: 1ª |
ISBN: 9788561673437 |
Peso: 0.340 Kg |
Formato: 14x21 |
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