Mais do que um mero “braço direito” de Nietzsche, Heinrich Köselitz (vulgo Peter Gast) constitui uma espinha dorsal no itinerário intelectual do filósofo alemão. Fruto de uma interlocução empreendida ao longo de quinze anos, a influência exercida por Gast sobre as ideias, o estilo e inclusive as vivências do autor de Assim Falava Zaratustra não pode ser legitimamente medida sem um exame atento daquilo que o compositor pensou e escreveu. Daí a importância da presente coletânea, Cultura, Ortografia e Música. Fazendo intervir três textos inéditos e seminais (“Leis no Curso de Desenvolvimento da Humanidade?”, “Sobre Ortografia” e “Sobre Música e Músicos”), bem como duas peças musicais originais de Gast e Nietzsche, respectivamente (Thorenlied e Gebet an das Leben), ela vem a lume justamente na esperança de sanar essa lacuna, visando contribuir, outrossim, com o estudo cuidadoso e edificante do legado nietzschiano.
Sobre o autor(a)
Johann Heinrich Köselitz, vulgo “PETER GAST”, nasceu em Annaberg-Buchholz, em janeiro de 1854. Compositor e escritor, foi aluno, amigo e “consultor” estético-musical de Nietzsche. Profundo conhecedor da escrita e dos finos expedientes estilísticos utilizados por este, Gast se tornou atuante, sobretudo, como revisor e colaborador de suas obras, figurando, assim, como parte integrante do legado nietzschiano.
Sobre tradutor
Fernando Ribeiro de Moraes Barros possui Graduação em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo (1999), Graduação em Licenciatura Plena pela USP - Universidade de São Paulo (2002), Mestrado em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Filosofia pela USP - Universidade de São Paulo (2005), com estágio ["sanduíche"] na TU - Universidade Técnica de Berlim. É Professor Associado da UnB - Universidade de Brasília e realizou Pós-Doutorado na Universidade de Freiburg - im Breisgau, Alemanha (2014-2015 [Bolsa Capes/Alexander von Humboldt]). É membro do grupo internacional de pesquisa HyperNietzsche, bem como dos grupos Filosofia Clássica Alemã (UFC) e Gen - Grupo de Estudos Nietzsche (UFSB). Atua na área de História da Filosofia e, em especial, na área de Estética - com ênfase em Filosofia da Música e Ontologia da Obra de Arte. Publicou 34 artigos em periódicos especializados, dentro e fora do país, 4 livros autorais, 9 capítulos de livros, 4 prefácios e 1 posfácio. Traduziu 10 livros e 13 artigos. Organizou 6 encontros de pesquisa, 1 curso de extensão e 1 capítulo de livro. Apresentou 75 trabalhos em eventos científicos, no Brasil e no exterior. Orientou 12 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado, bem como 4 projetos de iniciação científica, 3 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 1 monografia de conclusão de curso de especialização na área de filosofia. É integrante da comissão editorial dos Cadernos Nietzsche e já foi Coordenador do Curso de Pós-graduação de Filosofia da UFC. (Texto informado pelo autor)
Adquira a versão em e-book nos principais canais digitais especializados, como: Amazon Kindle, Google Play, Rakuten Kobo
Assunto: Nietzsche, Filosofia alemã, Música |
Ano: 2021 |
Acabamento: Brochura / ePub |
Páginas: 168 |
Edição: 1ª |
ISBN: 9786556321189 |
e-ISBN: 9786556321240 |
Preço impresso: R$ 52,00 |
Preço e-book: R$ 36,40 |
Peso: 0.550 Kg |
Formato: 14X21 |
Sugestões? Dúvidas? Perguntas? Críticas?
Entre em contato conosco.
A Editora UNIFESP
mais perto de você