A coletânea Cirandas do Brincar: Formações e Práticas Profissionais expõe a importância do brincar em diferentes vertentes e possibilidades, tecendo uma interface entre diversas áreas – entre elas, psicologia, terapia ocupacional e nutrição. O livro abre com um texto que discute as dimensões teóricas e conceituais que embasam o brincar como atividade orientadora das práticas e intervenções dos autores dos escritos aqui reunidos – docentes e profissionais de saúde e educação. Seguem-se mais dez capítulos que abordam a formação lúdica de estudantes universitários e profissionais de saúde e educação, e a importância desse conteúdo em sua formação, trazendo relatos dos projetos que utilizam o brincar como estratégia de intervenção em grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Apoiado em sólida bibliografia teórica e vasta experiência prática, este conjunto de reflexões mostra que o brincar é elemento fundamental para o desenvolvimento humano e para o processo de amadurecimento do indivíduo. Por meio do brincar experimentam-se a liberdade, a submissão a regras, o convívio com o outro, e estruturam-se a consciência da realidade e a possibilidade de, como sujeito ativo, modificá-la. Assim, salienta-se a importância do resgate do brincar também para os adultos, que propiciarão e criarão as condições para que as crianças vivam essa atividade. A riqueza e a contribuição desta obra consistem em apresentar a atividade lúdica como provocadora da experiência de compartilhar, criar vínculos e aprender em diferentes territórios e contextos. Avança, assim, na contramão dos processos hegemônicos atuais, em tempos de competitividade, individualismo e consumismo, propondo uma organização social marcada pela cooperação e pela responsabilidade coletiva.
Assunto: Educação |
Ano: 2017 |
Acabamento: Brochura |
Páginas: 240 |
Edição: 1ª |
ISBN: 9788555710230 |
Peso: 0.305 Kg |
Formato: 14x21 |
Sugestões? Dúvidas? Perguntas? Críticas?
Entre em contato conosco.
A Editora UNIFESP
mais perto de você