Até hoje, a expressão "cinema africano" transmite uma imagem de filmes difíceis, com pretensões sociopolíticas, apresentados em emissoras culturais. Mas há tempos existem na região comédias, filmes policiais e dramas. A noção de cinema africano como um gênero próprio não contempla, portanto, a diversidade dos filmes produzidos, tão vasta quanto as diferenças culturais e políticas e a imensidão geográfica do continente. Neste novo lançamento da Editora Fap-Unifesp, os autores procuram sublinhar justamente a multiplicidade da produção cinematográfica africana, bem como dar relevo à importância do continente na história do cinema e na criação de películas contemporâneas. Um elemento, porém, aproxima os países da África: o legado do colonialismo, marcado pela criação de fronteiras arbitrárias e Estados artificiais. No cinema, mesmo após a emancipação, os antigos colonizadores continuaram a atuar como colaboradores nas filmagens pelo continente - quase sempre uma forma de afirmar uma identidade positiva que ignorasse os impactos socioeconômicos e culturais do colonialismo -, e os diretores africanos tiveram de conquistar seu espaço gradativamente. Esta coletânea - contribuição relevante à pouca bibliografia em português sobre a filmografia africana - aponta crises e conflitos dessa negociação identitária e indica que a descolonização das atividades fílmicas de criação e difusão é apenas um passo rumo ao verdadeiro grau de autonomia. É a descolonização do imaginário que se apresenta como fator essencial para o contínuo desenvolvimento da produção cinematográfica africana.
Sobre Organizadora
É professora associada nos cursos de graduação e pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. Possui pós-doutoramento sênior pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) em cinema. Estudou Ciência de Teatro/Seminário de Cinema e História da Arte na Universidade de Viena (1990), University of Bristol (1991), Universidade Humboldt, Berlim (1992), e Universidade Livre de Berlim (1993). Possui mestrado em Ciência de Teatro e História da Arte (1993) e doutorado em Ciência de Teatro (1997) pela Universidade Livre de Berlim. Foi professora adjunta convidada com exclusividade no Curso de Som e Imagem, Universidade Católica Portuguesa, Porto de 2000-2007; professora convidada em 2006 na Universidade de Coimbra, docente na Universidade Livre de Berlim em 1999 e entre 1995-1999 na Universidade de Ciências e Artes Aplicadas em Hannover. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Artes, com ênfase em Cinema, Teatro, Teoria e História da Arte. No campo das artes aplicadas atuou como dramaturgista (Teatro Nacional de Hannover, Ópera Nacional de Stuttgart, projetos teatrais com financiamento federal e estadual em Portugal e no Brasil) e como crítica de teatro (Folha de São Paulo). Estuda a relação entre arte e política através dos seguintes temas: teoria e história do cinema, do teatro e da arte; cinema, arte e dramaturgia contemporâneas; diálogos interartes e adaptações literárias; cinemas de língua portuguesa, suas identidades nacional e transnacional, e suas relações coloniais e pós-coloniais.
Adquira a versão em e-book nos principais canais digitais especializados, como: Amazon Kindle, Google Play, Rakuten Kobo
|
Sugestões? Dúvidas? Perguntas? Críticas?
Entre em contato conosco.
A Editora UNIFESP
mais perto de você